jump to navigation

Review: This is it! 02/11/2009

Posted by beaboo in Celebridades, Cinema.
trackback

Ontem fui, finalmente, assistir o documentário This is it, que mostra os bastidores da que seria a última turnê de Michael Jackson, o inquestionável Rei do Pop.

Como fã com tendências chatinhas a encontrar conspirações comerciais sinistras (e um pouco hipócrita, já que compro tudo), claro que pensei que “OMG eles querem lucrar com a morte do MJ!”. Pois bem, engoli o veneno senhoras e senhores. A turnê não merecia menos que o filme. O Rei também não.

O filme é ótimo por não ser deprimente, nem sentimental em excesso. O que vemos é um homem (e sua incansável e paciente equipe) trabalhando. Só. Gostei porque, contrariando a tendência da imprensa de celebridades de focar na vida particular de Michael, e atribuir significados simbólicos às suas simples ações cotidianas, o diretor Kenny Ortega deixou que a personalidade de MJ transparecesse pelo seu trabalho. É na rotina de ensaios que aparece o perfeccionismo, a precupação em não decepcionar os fãs, a tendência centralizadora, a megalomania, um senso de diversão meio infantil.

E o show seria tão grandioso que, acompanhando os preparativos pelo documentário, ainda é impossível imaginar o que seria do mundo pop se ele tivesse ocorrido de fato.  Foi surpreendente para mim, que nunca duvidei da capacidade do Rei, imagino que para um seguimento da imprensa que insistia na idéia de um Michael artisticamente decadente, seria estarrecedor.  A morte dele antes da estréia parece estranhamente coerente com sua vida trágica e notável : aquela coisa de que, se fosse um filme, não seria impactante e triste. Meu pai, emocionado ao fim da sessão, deu um parecer meio de fã, meio de crítico da raça humana que ele sempre foi: “talvez Deus tenha achado que não merecíamos tal show vindo dele.”

Sentimental, mas pensando bem, pode até ser. Que ele seja lembrado pelos shows que fez então. This is it.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: